Como a TV está perdendo espaço para o Youtube

Dia 23 deste mês o primeiro vídeo do Youtube completa 10 anos que está no ar. Esse que está abaixo:


Em 2015 o Youtube já mostra uma forma bem diferente do que era há alguns anos atrás, o que antes era uma plataforma para compartilhar vídeos de momentos pessoais, hoje já conta com músicas, programas completos e também produções especialmente para a internet.
A vantagem de poder ver quando, onde e pausar quando quiser está conquistando o público que utiliza a televisão como forma de entretenimento.

Inúmeros canais brasileiros no Youtube estão produzindo bons materiais para os espectadores que hoje somam mais de 3 bilhões no site. Um bom exemplo de canal brasuca que produz material de alta qualidade é o +Canal Nostalgia, que essa semana alcançou a meta de 3 milhões de inscritos no canal, acompanhado disso são 183 milhões de visualizações. Os vídeos apresentados por +Felipe Castanhari possuem em média 30 minutos de duração e traz conteúdo "nostálgico" para o público de 18 a 28 anos que se identifica com o assunto dos mais variados tipos, como jogos, filmes, seriados e desenhos animados dos anos 90.


Um dos vídeos preferidos do canal é sobre a Teoria da Pixar, que conta como os filmes produzidos pela empresa de animação norte-americana são interligados em uma só linha do tempo.



A revista americana fez uma pesquisa em 2014 com adolescentes e descobriu que os criadores de conteúdos do Youtube são mais conhecidos do que celebridades nos EUA. Isso mostra que a audiência do Youtube está crescendo muito rápido comparado ao da Televisão.

As emissoras brasileiras de televisão estão entrando mais no meio de produção para Youtube, há dois anos o SBT está disponibilizando programas na íntegra aos usuários do Youtube, programas de sucesso como +Domingo Legal+A Praça É Nossa e +The Noite com Danilo Gentili estão disponíveis no Youtube para os espectadores assistirem ou reverem episódios que são transmitidos na TV aberta. A +Globo também anda levando conteúdos exclusivos para o Youtube, considerando que a emissora possui um próprio site para seus vídeos e que não usam o player do Youtube.

No ano passado o Youtube Brasil lançou o YouTube Creator Camp Brasil, que foi um programa onde pessoas que estavam iniciando trabalhos de produção de conteúdo para Youtube teriam uma semana com aulas de especialistas no assunto e no final, os participantes estariam concorrendo uma viagem para Los Angeles para conhecer os estúdios do Youtube. No vídeo abaixo é possível assistir o primeiro episódio do programa, e o restante está no canal do Youtube Brasil:



O Youtube anda comportando produções especiais para internet, por exemplo, a Academia de Drags que é um reality show onde traz episódios com provas inusitadas para as drags queens. Apresentado pela drag Silvetty Montilla, cada episódio possui em média 30 minutos e foram todos disponibilizados
exclusivamente no Youtube. O programa ainda vai ganhar segunda temporada ainda este ano. Veja o trailer da primeira temporada:



O que você acha sobre o assunto? A internet está transformando a forma que assistimos produções de vídeo?

7.4.15